Translate

domingo, 24 de julho de 2011

Banho de cuia.

Pasmem senhoras e senhores! E não é que esta nordestina que vos escreve veio do nordeste para tomar banho de cuia na Europa? Para aqueles que não conhecem esse objeto vou descreve-lo: Pode ser um copo, caneca, algo que possa reservar um pouco de água. De preferência em plástico pois com as mãos ensaboadas pode escorregar, cair e partir fazendo uma grande confusão.



Pois bem. Eis que eu a viver no primeiro mundo não pensei que isso fosse possível. Mas é e não sou a única. A minha vizinha também está a tomar banho de cuia, hahaha! Com as tecnologias apareceu as centrais térmicas. Aqui na Holanda chamadas simplesmente de CV. Ela é responsável pelo aquecimento da casa e da agua. A minha avariou e como mora em casa de aluguel o proprietário da casa é obrigado a ter aquecimento para alugar, mas agora avariou e ele não quer mandar fazer o conserto. Que beleza! Primeiro entrei em contato com o proprietário que mandou que eu procurasse a sua "educada" filha. Pois bem liguei não atendeu, mandei mensagem e respondeu que eu que resolvesse o problema pois agora eles eram uma empresa e não cuidavam desses pequenos consertos. Ela acha que ficar sem aquecimento é moleza? estamos na Europa e isso aqui no inverno é frio para caramba! Ainda estamos no verão e já se sente frio! Tem chovido todo dia e dias inteiros! Como não entendia o porque da negação já que eles sempre mandaram consertar pedi que uma secretária da escola do meu filho ligasse para a Miss "educada"! Vi a senhora a ficar vermelha e bater o telefone, não sei quem bateu o telefone primeiro nem o que disseram pois ainda não sei essa lingua. Mas o que ela disse e foi bem clara: Ninguém deu educação a essa garota? Então fui a procura de quem pudesse fazer o conserto. As duas primeiras pessoas que olharam o aparelho disseram logo esse aparelho deve ter sido comprado já com a data de validade vencida. É muito estranho! Então chamei um técnico especializado, mas depois já digo a especialidade dele. Bem, veio um senhor no dia marcado levou-me trinta euros para abrir o aparelho e dizer-me sem fazer qualquer teste que se tratava de uma peça defeituosa. voltaria no dia seguinte pela manhã com a tal peça.Ok! No dia seguinte não apareceu pela manhã, tive que pedir a uma amiga que ligasse para saber o que houve. Ele disse que não pode ir, e pronto. Mas que iria pela tarde as duas horas. Chegou as 3h da tarde..... o pior não é nada mal chegou disse que estava com fome e ia sair um pouco para comer alguma coisa. eu que não sou otária anotei horário de saída e chegada e fiquei logo alerta. Quando voltou 1:20h depois trocou a tal peça e nada, mexeu para um lado e para o outro e nada. Disse que voltava no dia seguinte e levou a tal peça nova. Eu ja havia tirado uma fotografia da peça antes dele chegar para pesquisar o preço dela na net. Mas a surpresa foi no dia seguinte quando ele voltou com um "colega" que dizia ser seu superior andou tb a mexer e nada. deu uns telefonemas depois disse com a maior cara de pau que eu devia pagar mais 150 euros pela a tal peça nova. Mas que o aparelho não estava funcionando mas estava na validade e uma equipe técnica da empresa do dito aparelho iriam na segunda feira consertar e eu não precisaria pagar mais nada pois era grátis. Gratis? Deixa ver: 30 para apenas olhar o aparelho, mais 150 para por e tirar uma peça (pois ele levou no dia anterior) 180 euros significa gratis? Eu continuava sem agua quente e aquecimento na casa e quem me garantia que esses tal técnicos viriam? Eu disse que não pagava mais, claro! ele disse que chamaria a polícia. depois de ligar para um amigo que falava holandes para poder entender aquela enrolada dei tanto grito naquele técnico de M**** que meu amigo do outro lado da linha até deve ter tido uma enxaqueca! hahaha! Mas não é mole! É roubo na cara dura. Mandei que ele ligasse a policia pois não pagaria. Meu marido então disse que se na segunda alguém fizesse o conserto ele pagaria. O tal superior mandou logo o funcionário embora, devia ser ilegal, ou podia comprovar que não tinha deixado peça nova. Ele também desceu e ligou para alguém, se ligou para a polícia ela não apareceu até hoje. Grandissíssimo filho da mãe! E sabe o que mais? Descobri que outro casal de portugueses já foram burlados por esses canalhas. Trocaram uma peça, eles pagaram e quando foram ver o aparelho não funcionava. Bonito isso não? E ainda dizem que o Brasil é que é país de ladrões. Mas essa história não acabou não, pois ja lá vão 4 meses e ainda ando a tomar banho de cuia! Os tecnicos oficiais não posso chamar pois só o proprietário do imovel é que pode, os não oficias ou não entendem nada do tal aparelho CV Vtodens 100 da Viessmann.



E os senhores ilustres proprietários do imovel não querem nem saber. Procurei então a lei no apoio jurídico da câmara. É uma história de manda carta registrada para aqui outra para ali, e nada! Mandei 2 cartas que eles não quiseram receber, a advogada mandou outra e ligou. A resposta é que eles não querem fazer nada, nem querem mediação jurídica para resolver o caso. Como eu já falei a minha vizinha também está sem agua, agora grávida, tem que esquentar sua agua no fogão para levar para a casa de banho. Daqui a pouco a barriga fica ainda maior e ela vai ter que carregar a panela em cima da barriga! Bem, fomos as duas a uma comissão que fiscaliza os imoveis que são alugados. Hora; se é necessario ter auquecimento numa casa para poder alugar, como é que podemos ficar numa casa sem aquecimento? Como ele pode negar-se a isso? Ele não é obrigado? Onde ficam os nossos direitos? Pagamos o aluguel corretamente, os nossos impostos, e tudo mais e assim? teremos que procurar outra casa? sair corridos, ter novas dividas e burocracias para as transferências de endereço e afins? Que diga-se de passagem aqui se você muda de um lugar para o outro tem algumas dores de cabeça com as burocracias, ainda mais com o agravante de não saber falar a língua e sempre precisar de tradutor? Como é difícil resolver as coisas na paz viu? Aqui no bairro é difícil achar casa desocupada, e não pretendo trocar meu filho da escola depois que já está adaptado, ele tem apenas 4 anos eu sei, mas não quero que ele regrida por ter que se adaptar novamente.
Era só o que me faltava! Virar cidadã europeia e vir cá tomar banho de cuia!

MAs também se eu não quiser é comprar um aparelho novo, gastarei aproximadamente mais de 1.500 euros para por uma Central numa casa que não é minha, para depois quando sair desta casa deixa-la de presenta ao filho da ****, ou leva-la como recordação pois de certeza a próxima casa terá um aparelho. Ainda há quem sonhe com a "Zoropa" como diz o matuto... hahaha

E para quem quiser saber qual é a empresa a quem aluguei a casa deixo-vos o nome. É só procurar o site deles e ver seus maravilhosos imóveis. Alugue você também! Fortuna Beheer.

Sem comentários:

Enviar um comentário